Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Sonhadora


Reúno aqui, palavras, idéias e sentimentos. Se algum deles for seu e você não quiser que aqui estejam, me avise. Se algum deles for de alguém e estiver sem crédito, me conte. Espero que algum texto lhe toque assim como me tocou.


14 agosto 2006

Portela por Monarco


"Se eu for falar da Portela, hoje eu não vou terminar. A Portela é o samba que nunca terá fim. As tradições de nossas raízes culturais, do homem negro, do branco, do mestiço, da paixão humana imortalizada na poesia que habita em cada esquina, cada boteco de Oswaldo Cruz e Madureira.Falar da Portela é falar de Paulo, Natalino, Clara, Ventura, Rufino, Candeia, é falar de saudade e da esperança que esses nomes trazem.Se a licença poética permite, Portela tem a beleza das deusas, representada na imagem de Oxum, a força guerreira de Oxossi, mas também tem a nobreza da Imaculada Conceição e a magnitude de São Sebastião. A Águia sempre está pronta para altos vôos.Quem tem sangue azul e branco tem a alma do samba correndo nas veias, tem a cultura enraizada do povo humilde do subúrbio, que se manifesta nas rodas de samba em todos os dias da semana.Sou portelense de fé. Por isso sou vaidoso. Minha vaidade não fere ninguém, apenas me ilumina e me faz soberano frente a todas as outras belezas que desfilam na Avenida do Samba.Quem quiser me conhecer inteiro, tem que ter amor no peito, coragem na mente e, sobretudo, sambo no pé. Venham pro samba, crianças: a Portela vai passar"


Monarco
Publicado na Revista O Globo, 26 de fevereiro de 2006