Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Sonhadora


Reúno aqui, palavras, idéias e sentimentos. Se algum deles for seu e você não quiser que aqui estejam, me avise. Se algum deles for de alguém e estiver sem crédito, me conte. Espero que algum texto lhe toque assim como me tocou.


04 janeiro 2007

Fernando Sabino

"...Uma imagem o persegue, como símbolo: o lorde inglês que mora num castelo e vai jantar sozinho - veste o smoling, janta, depois toma o seu conhaque junto à lareira acesa, sobe, tira o smoking, veste um pijama e vai dormir.

"Um ritual de civilidade como o do cego que acende a luz e faz sozinho a barba no espelho", compara. "Tenho horror à desordem, à multiplicação desordenada, como as células do câncer.""


"...Tomo todo o cuidado para não confundir minha mulher com um parente e muito menos com uma empregada. Não que eu tenha alguma coisa contra parentes ou empregadas, pelo contrário: entre meus parentes há pessoas admiráveis, a quem quero bem, e há empregadas com quem eu me casaria. (...) Mas a existência do parente não decorre de uma opção, como a da mulher. Nada pior do que transformar uma alegria numa obrigação. A intimidade não exclui o respeito mútuo. Há na vida em comum certa privacidade de cada um que deve ser preservada. Por isso procuro evitar o desgaste que trazem para o casamento os pequenos problemas e atritos da vida cotidiana, e estabelecer com minha mulher um relação que se renova a cada hora. Estamos quase sempre juntos. Quando ela não está comigo, tenho a sensação de estar perdendo tempo. Vivemos juntos há quase 15 anos. Espero que fiquemos juntos para sempre."


Terminei de ler esta manhã o livro "Fernando Sabino : reencontro", de Arnaldo Bloch.