Campanha 'Direito de Ler', da União Mundial de Cegos
Lançada a Campanha 'Direito de Ler', da União Mundial de Cegos Tradução: Romeu Kazumi Sassaki
Pessoas cegas ou com baixa visão apreciam ler livros, exatamente como as pessoas que enxergam. Entretanto, apenas 5% dos livros, no mundo, são publicados em formatos que pessoas cegas ou com baixa visão possam ler. Alguns dos formatos são o áudio, o braile e os caracteres ampliados.
Hoje, 23 de abril de 2008, foi lançada em Amsterdã a Campanha 'Direito de Ler', da União Mundial de Cegos (World Blind Union), que defenderá mundialmente os livros acessíveis. O lançamento foi organizado em estreita colaboração com o Secretariado da 2008 Capital Mundial do Livro (CML), de Amsterdã, que celebra a leitura deste ano com o tema 'Livro Aberto'.
A sra. Judith Belinfante, presidente da 2008 CML, participou da entrevista de imprensa organizada pela Campanha 'Direito de Ler', durante a qual o sr. Mauro Rossi, chefe de delegação da Unesco para o lançamento da Campanha, disse:
"Por demasiado longo tempo, o livro esteve fechado para as pessoas cegas. A Campanha 'Direito de Ler' visa abri-lo".
Bente Dahl Rathje, presidente da Seção de Bibliotecas para Cegos, da Federação Internacional das Associações de Bibliotecas, acrescentou: "As bibliotecas existem para servir TODAS as pessoas do público. Contudo, nós precisamos que mais livros sejam publicados em braile, áudio e caracteres ampliados a fim de cumprirmos plenamente a nossa missão".
Anne Bergman, diretora da Federação dos Editores Europeus, que participou do lançamento da Campanha, enfatizou o desejo dos editores de trabalharem junto às pessoas cegas com o fim de publicar mais livros que elas possam ler.
A Aliança Internacional do Direito de Ler é uma parceria entre a União Mundial de Cegos e a Seção de Bibliotecas para Cegos, da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas, e irá atuar com editores, livreiros, bibliotecas e muitos outros para criar um mundo onde as pessoas cegas possam ler o mesmo livro, ao mesmo tempo e pelo mesmo preço que pagam as pessoas que enxergam.
Trabalhando com suas 160 organizações-membros nacionais, a União Mundial de Cegos estabelecerá Alianças Nacionais do Direito de Ler, reunindo financiadores, bibliotecários e equipes de apoio aos universitários com deficiência, ministérios da educação, suas secretarias de educação especial e outros provedores de serviços que tenham interesse em promover o acesso de pessoas cegas aos livros.
A Campanha terá quatro objetivos principais, a saber:
1. Trabalhar proativamente junto aos editores para ajudá-los a publicarem muito mais livros acessíveis.
2. Formar Alianças Nacionais do Direito de Ler para dar visibilidade ao segmento das pessoas cegas.
3. Fazer lobby (nos 120 países que hoje não possuem legislação de direitos autorais sobre exceções) junto aos governos para aprovarem direitos autorais de exceção para as pessoas cegas. Tal legislação facilitaria a produção de formatos acessíveis, como áudio, braile e caracteres ampliados, sem a necessidade de pagar direitos autorais novamente.
4. Testar em situações reais (nos 60 países que já possuem legislação de direitos autorais sobre exceções para pessoas cegas) a exportação e a importação de formatos acessíveis criados sob estas exceções a fim de validar a compatibilidade das exceções de diferentes jurisdições legais. As evidências que forem produzidas nestes testes de campo serão apresentadas aos editores e ao Comitê de Direitos Autorais e Direitos Relacionados, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual.
Durante o lançamento, a União Mundial de Cegos fez uma demonstração do primeiro livro totalmente acessível do mundo, "A Cegueira e o Visionário", de Sir John Coles. Esta biografia de Sir John Wilson, fundador da Sightsavers International (http://www.sightsavers.org), foi publicada em 2006 pela editora Giles de la Mare (http://www.gilesdelamare.co.uk/). Dentro de cada exemplar, há um CD de primeira qualidade contendo o áudio do livro e formatos especiais para imprimir o livro em braile e em caracteres ampliados. Em reconhecimento ao primeiro livro 'mesmo dia/mesmo preço', a União Mundial de Cegos saudou a Giles de la Maré como um 'Editor Pioneiro' e lhe agradeceu a oferta de apoio à Campanha 'Direito de Ler'.
Mais tarde, na recepção social do lançamento da Campanha, o sr. William Rowland ofereceu um exemplar do livro para Sua Alteza Real, a Princesa Laurentien, da Holanda, Patrona da 2008 CML, e um exemplar para o Prefeito de Amsterdã, sr. Job Cohen, cuja esposa é cega.
Para maiores informações, entrem em contato com:
Christopher Friend, Chair, WBU Copyright and Right to Read Working Group
E-mail: cfriend@sightsavers.org
Telefone : +44 1444 446663
Celular : +44 7919 552 170
Fonte:http://www.bengalalegal.com/camp-livro-aces.php
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home